domingo, 8 de junho de 2025

Entre/Vistas Inquisição: Uma Outra

 

Jura secreta 34

por que te amo
e amor não tem pele
nome ou sobrenome

não adianta chamar
que ele não vem quando se quer
porque tem seus próprios códigos
e segredos

mas não tenha medo
pode sangrar pode doer
e ferir fundo
mas é razão de estar no mundo

nem que seja por segundo
por um beijo mesmo breve
por que te amo
no sol no sal no mar na neve

Artur Gomes
poema do livro Juras Secretas
Litteralux – 2018

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                     Entre/Vistas

Inquisição : Uma Outra

*

Simone Bacelar - Como você imagina que os leitores irão se conectar com o personagem principal de "Vampiro Goytacá"? Há elementos específicos na cultura Goytacá que você acha que serão especialmente ressonantes ou intrigantes para o público?

Artur Gomes – Apesar de ser Goytacá o vampiro é um andarilho que anda os telhados do presídio Federal de Brazilírica, um observador atento do que se passa pelos bastidores dos palácios. Acredito que ele tenha nascido em 2000 em alguma passagem do livro BraziLírica Pereira : A Traição Das Metáforas
Simone Bacelar
- Quais são os desafios e as recompensas de escrever um livro que mistura elementos sobrenaturais com uma rica herança cultural como a dos Goytacás? Como você equilibra o respeito pela história e as lendas dessa cultura com a liberdade criativa necessária para desenvolver a narrativa?

Artur Gomes – Os desafios são muitos, e enormes, já  as recompensas não posso prever se virão. Tentei  algumas narrativas  provocativas  deixando a interpretação por conta de cada um.  Não sei como o leitor campista, irá recebê-las e digerí-las , mas esta nem é a meu ver a grande questão, a questão  é provocar esse choque, sonhar  tirar a cultura Goytacá da sua estagnação espacial e levá-la a outras plagas erguê-la acima  da planície para que outros ou mais olhos possam lê-la, já que não foi escrita pelos “historiadores oficiais”, graças a deus sim senhor. É poesia e ficção, não existe   compromisso com a “história”, mas com a criação.

Fernando Rossi - Como foi pensado a construção do "Vampiro Goytacá"?

Artur Gomes – Foi sendo criada aos poucos, no correr dos anos, a partir do que cada personagem viveu e escreveu a partir do momento em que foram criados. Eles não nasceram no Vampiro Goytacá, já estavam presentes em livros anteriores. E a ideia de “Vampiro” me surgiu de estalo, num período em 2023 em que fiquei hospedado no Hotel Amazonas, observando aquelas paredes, caminhando por entre os seus corredores. Ah! Quantos mistérios, quantas estórias que não foram contadas? 

Fernando Rossi - Onde termina a ficção e fica a realidade nessa obra?

Artur Gomes – A ficção começa a partir do fato de que cada personagem tem suas viagens, suas narrativas, suas vivencias detalhadas por vários “campos” do planeta terra, não são campistas, e nem em Campos dos Goytacazes moram, são seres andantes, viajantes no tempo e no espaço, mas acredito que não findam aqui  , o livro é uma obra inacabada, e as realidades nele são realidades reinventadas.

Dinovaldo Gillioli - Quando venta a poesia na sua cachola de pólvora, que fogo anuncia?

Artur Gomes – O fogo de Iansã é vento de tempestades, todos os meus personagens femininos tem um pouco dessa ventania da não definição em suas sexualidades, não só os femininos mas alguns masculinos também, acredito que a poética neles nasce daí, do desejo de matar a fome comendo o que estiver ao alcance de suas mãos. 

Dinovaldo Gillioli -  Das palavras que ficam, das que somem, o que mais te provoca lobisomem?

Artur Gomes – Acredito que em cada um de nós poetas, tem um pouco de vampiro um pouco de lobisomem e as palavras que fiam são exatamente aquelas, que no momento exato flui do homem e sua hora e as que somem são exatamente aquelas que tem mesmo que ir embora.

Tanussi Cardoso -  Em sua obra, há uma carga estreita entre sua vida e sua poética. Questões como a linguagem, o ofício do poeta e, igualmente, os grandes desafios cotidianos, incluindo a amorosidade carnal e espiritual, tudo isso, num verdadeiro comprometimento com o mundo que nos cerca. A sua poesia – para quem acompanha sua obra – tem voz própria, única, reconhecida à primeira leitura. De que modo você pensa a coisa ética na produção de um artista?

Artur Gomes – Creio que todas essas questões colocadas acima foram aos poucos me dando a consciência do que é ser poeta, artista, um ser dedicado a  criação de linguagens e os desafios do cotidiano que nunca foram poucos. Se eu fosse pensar em ética, talvez não escreveria metade do que tenho escrito ao longo desses 52 anos de produção poética. Me preocupa mais a experimentação, o processo criativo para chegar na finalização de uma escrita, seja ela prosa ou verso. Talvez meus personagens nem tenham ética mesmo, pois se tivessem não satisfariam os meus desejos da forma que podem e querem.

Tanussi Cardoso - Você, além de um poeta exponencial, é um grande produtor e agitador cultural, desde o final dos anos 70. Qual a importância dos eventos e movimentos culturais, na produção brasileira atual?

Artur Gomes – A partir da minha entrada para o Teatro em 1975, comecei a perceber a diferença como um público percebe o texto lido, e o texto falado. E aí entendi que a poesia muitas vezes precisa da fala para ser melhor sentida por quem ouve, que vai muito  além do que é entendido por quem lê. E aí entra também a questão da falta de incentivo a leitura, para a maior parte da população do planeta terra. E os Saraus, as Balbúrdias são fundamentais a meu ver  para tentar preencher esses vazios, essas lacunas.

Tanussi Cardoso - Em que momento ou circunstância você se deu conta da poesia possível em você? Ou seja: de onde vem e como nasceu o Artur poeta?

Artur Gomes – Artur Gomes o ser humano, nasceu em 27 de agosto de 1948 na Cacomanga, começou a escrever poesia na tipografia da Escola Técnica de Campos em 1961. E a partir de 1973 começou a publicar. Mas acredito que o Artur Gomes poeta nasceu pra valer a partir de 1983 quando comecei a ter contato com a poesia dos grandes mestres da poética universal, com a criação do projeto:  Mostra Visual De Poesia Brasileira. E a partir daí veio em 1985  o  livro Suor & Cio, a focar todas as questões que envolvem os  relacionamentos humanos dentro da sociedade ondem vivem.

Tanussi Cardoso - Para você a literatura, ou a arte em geral, exige algum papel social de seu criador? Se positivo, qual seria o papel social do artista, principalmente, o do artista brasileiro?

Artur Gomes – Acredito que sim. Porque toda arte e a literatura a meu ver também é, tem seus princípios e fundamentos. E o homem é um ser social que mesmo sendo um artista não pode se eximir dessa condição. Agora no Brasil, essa talvez seja a questão mais complexa para quem tenta viver de sua arte, porque aí começa a surgir por exemplo, os valores dos mercados da arte,  a não aceitação de um grande público consumidor, e isso acaba levando a maioria do artista brasileiro, a seguir por caminhos que menos conflitem a sua arte, seja música, poesia, teatro, artes plásticas, cinema,  com as condições  impostas pelos donos do mercado.

Tanussi Cardoso - Como você vê a poesia brasileira contemporânea?

Artur Gomes – Vejo com uma diversidade nunca antes vista e uma expansão imensa na quantidade de poetas que surgem em todos os cantos e recantos do país, e do planeta, produzindo uma poética de altíssima voltagem. E muitos deles utilizando-se dos recursos tecnológicos que tem em mãos, com  sensibilidade e inteligência.

Eugênia Henriques - Irina, esse ser meio apaixonante... Irina existe mesmo ou é um lindo nome propício a uma rima ?

Artur Gomes – Irina não é assim tão santa como uma bela rima . Irina é ficção de uma paixão platônica pela palavra que lhe dá o nome  como um bom prato que a gente come para saciar  a fome.  Acho que ela deve existir sim no inconsciente  coletivo  personagem que é um ser vivo para muito além das mortes. Certas palavras me vem assim num sopro ao sabor do vento nas minhas viagens metafóricas.

Eugênia Henriques - O Vampiro Goytacá Canibal Tupiniquim é médium? Exótico é o coração do Vampiro Goytacá: ora povoado de musas ora  cravando os dentes em alguma carne insensível. Como pode, no coração dele, coabitar lirismo e atrocidade?

 Artur Gomes – Acredito sim, que em todo ser humano cabe um pouquinho de mediunidade, ou uma multiplicidade de Eus, que nos possibilita a metamorfose das personalidades que extravasamos de acordo com o nosso instante no “estado de poesia”. O Vampiro Goytacá Canibal Tupiniquim, no livro não é um. São 12 personas em seus  estados brutos de lirismo ou em seus momentos de amores traídos e não concretizados como tudo o que não fizeram em seus encontros marcados.

Carmen Moreno - O poema “Meu santo dai-me” revela a poesia, e a arte em geral, como um remédio. As diferentes linguagens artísticas, tão bem integradas na sua criação, curam sua alma e seu corpo? Curam o Vampiro?

Artur Gomes – Meu corpo e minha alma sim. Mas se curam o Vampiro Goytacá ainda não sei, porque ele continua atravessando os telhados do presídio Federal de Brazilírica para provocar suas balbúrdias diante do estado de coisas em que nos encontramos. E talvez seja esse fogo, essa febre ardente como água quente que o faça assim em vários multifacetado.

Carmen Moreno - Neste livro, que reafirma seu perfil autoral, o inconsciente flui de forma generosa, agrupando palavras em metáforas originais e dinâmicas. Há, inclusive, muitas referências a autores e leituras diversas. Como funciona seu processo de seleção, ou “organização”, para o formato de texto, desse fluxo farto do seu inconsciente criador?

Artur Gomes – O meu processo de criação não é muito organizado não. Só a partir de alguns poemas, textos, narrativas escritas, que vou entendendo com mais clareza qual o personagem, de quem é a v0z autora desse poema ou dessa narrativa, ai é que penso como organizar em livro a sequência do seu repertório. Como já afirmei várias vezes, não planejo muito as coisas, deixo que elas fluam e ocupem  o espaço branco da página, para que eu possa refletir o que fazer com elas.

Carmen Moreno - O livro é permeado por uma atmosfera de humor e leveza, mesmo quando o teor do poema/ texto retrata um fato mais denso. O humor também é sua marca na vida?

Artur Gomes – Acho que sim, o humor deve  ter sido herdado de Oswald de Andrade e o teatro apesar de ser arte dramática, foi o que me ajudou a ser bem humorado, muitas vezes irônico e sarcástico até. Aprendi a contornar os dramas da vida real com a fantasia das metáforas, as figuras de linguagens do meta/poema/meta. Uma forma que encontrei de rir do trágico sem fazer tragicomédia.

Antônio Cunha - Amigo Artur, o Vampiro Goytacá é o nosso Canibal Tupiniquim. Quem é, quem são ou o que são os Bispos Sardinha da vez?

Artur Gomes – Acho que são vários espalhados pelos telhados dos presídios brazilíricos. Os fantasmas que precisam ser trucidados urgentemente para que o país volte a ser um país. E que talvez, país mesmo de fato nunca tenha sido.

Antônio Cunha - A poesia não pode acomodar. Na sua, a palavra arde. Esta é a meta e o alvo?

Artur Gomes – O alvo são os olhos dos distraídos e acomodados, os que poderiam e podem fazer alguma coisa para que essa cruel realidades das coisas que vivemos no Brasil fosse mudada, mas pelo contrário só contribuem para que a realidade continue e se perpetue mais cruel ainda.

Antônio Cunha - Você é um poetator. Há algo na poesia que só a palavra dita alcança para além da palavra escrita e vice-versa?

Artur Gomes – Sem dúvida acredito, porque testemunho os resultados de tudo o que escrevo quando é lido, e quando é por mim interpretado, dito, falado. Por isso uma das coisas que contribuíram  a me levar para o teatro foi querer aprender a falar poesia. Em 1975, tinha 3 livros publicados, e me incomodava não saber o que os leitores achavam quando liam, que sensações ou impressões tiveram do que leram. Daí a partir do teatro, comecei a ter essas respostas. o furor que a poesia falada pode provocar em quem ouve.

Jiddu Saldanha - irmão, meu mestre Artur Gomes. Viajamos por muitos lugares, essas fotos me fazem chorar porque só quem viu viu, só quem viveu viveu... Simplesmente LINDRO! como você conseguiu tornar a poesia uma causa de vida, durante toda uma vida?

Artur Gomes – Acho que a própria vida vivida foi me levando a fazer da poesia o meu ofício, a minha forma de viver e me relacionar com as pessoas mais próximas, ou até mesmo as mais distantes mas que de alguma forma tenha tido a felicidade de me contactar com elas. Só através da poesia consigo dizer o que é mais fundo, mais profundo em mim. Isso foi um processo de aprendizado, não nasceu de uma hora para outra.

Muitas circunstâncias fatos, amores vividos, amores perdidos, vitórias e fracassos, cada um desses acontecimentos acredito que foram sedimentando um caminho para que eu pudesse me compreender melhor e entender todo o sentido do que seja nossa vida aqui nesse planeta terra.

Antes que alguém morra  escrevo prevendo a morte arriscando a vida antes que seja tarde e que a língua da minha boca não cubra mais tua ferida. 

Cesar Augusto de Carvalho - No subtítulo, “poesia muito prosa” você já anuncia que seus poemas o aproximarão mais da prosa poética do que aos padrões formais de versificação. Por quê, exatamente nesse, Vampiro Goytacá, você optou pela, como gosto de chamar, proesia?

Artur Gomes – Em livro anteriores, eu já experimentava narrativas em prosa, mas de uma forma tímida, cautelosa, nesse como percebi que algumas narrativas os personagens, não teriam condições de escrever com o rigor que o poema exige, em verso, resolvi ampliar o leque da escrita em “proesia” mesmo.

Cesar Augusto de Carvalho - Em seus livros anteriores há inúmeras referências à obra uilconiana. Aliás, um deles leva o sobrenome de Uilcon no título, o BrazyLírica Pereira. Neste Vampiro você cita figuras de linguagem criadas pelo Uilcon Pereira como, por exemplo, Assombradado, Biute e outras referências mais. Sinto, como leitor, que a influência de Uilcon em seu estilo vai além das referências. Minhas suspeitas têm algum fundamento?

Artur Gomes – Sim, ninguém melhor que você para testemunhar isso. Uilcon foi e continua sendo um grande guru, mestre, de muitos escritores que tiveram a felicidade de conviver com ele, e se enriquecer com a literatura criativa que ele criou. Convivi com Uilson de 1983 a 1996, pessoalmente nos grandes encontroes, promovido pelo Gabriel de La Puente(nosso Ponte Grande), e na farta correspondência que trocamos por todo esses 13 anos. Meu livro Suor & Cio de 1985, tem prefácio assinado por ele.

 Erorci Santana escreveu uma resenha maravilhosa sobre o BraziLírica Pereira : A Traição das Metáforas também tocando nesse assunto das referências. Nesse Vampiro Goytacá, eu crio a partir de Assombradado e todos os personagens os serAfins são derivações “biúticas” mesmo, sem nenhuma vergonha de ser. 

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Balbúrdia PoÉtica 9

Lidiane Carvalho Barreto na Balbúrdia PoÉtica 9 falando o poema Itabapoana Pedra Pássaro Poema de Artur Gomes
12ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes-RJ

tabapoana Pedra Pássaro Poema

uma metáfora
não é apenas uma metáfora
quando a pedra é pássaro

em gargaú
às 5 horas da tarde
as garças voam
em direção
ao outro lado da pedra
em guaxindiba
tenho em mim
que pássaros voam
peixes nadam
quando procuram
outro pouso

bracutaia eterna lenda
estranho pássaro
da pedra ouviu o grito
que voou de gargaú pro infinito

Artur Gomes
poema do livro Itabapoana Pedra Pássaro Poema

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choveu pedra em São Francisco do Itabapoana se de gelo ou granizo inda nem sei só depois da apuração da comissão de inquérito instaurada por alguns moradores da localidade  do Macuco saberei.

 

                       Federico Baudelaire

 

cada qual com sua Natureza , pode ser garoa ou correnteza , é o tempo comandando a sua Fortaleza

 

                                       Zhô Bertholini

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um brinde a balbúrdia

 

nesta cidade de palha

minha balbúrdia poética

não falha

corta palavra morta

na nervura dessa pedra

na carnadura desse osso

corte grosso de navalha

pra descascar esse caroço

 

Artur Gomes

Balbúrdia PoÉtica

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Balbúrdia PoÉtica 7

Balburdiar : Eis O Verbo

Dia 23 – maio – 19:30h

Santa Paciência – Casa Criativa

Rua Barão de Miracema, 81 – Campos dos Goytacazes-RJ 

Performance Teatro.Poesia

com Artur  Gomes + Estefany Nogueira + Jonas Menezes + Paulo Victor Santanna 

Lançamento do livro

Itabapoana Pedra Pássaro Poema 

Roda de Conversa

com Artur Gomes + Tetê Peixoto + Fernando Rossi 

Poesia Ali Na Mesa 

com a poesia de

Adão Ventura + Ademir Assunção + Angel Cabeça + Armando Liguori Junior + Aroldo Pereira + Artur Gomes + Belchior + Caetano Veloso + Celso de Alencar + César Augusto de Carvalho + Clara Baccarin + Dalila Teles Veras + EuGênio Mallarmè + Federika Lispector + Federico Baudelaire + Ferreira Gullar + Gigi Mocidade + Irina Sefarina + Jorge Ventura + José Facury Heluy  + Jidduks + Jurema Barreto + Karlos Chapul + Lau Siqueira + Lira Auxiliadora Lima de Castro + Luis Turiba + Mário Faustino + Mário Quintana + Martinho Santafé + Marcelo Atahulpa + Mônica Braga + Nicolas Behr + Noélia Ribeiro + Oswald de Andrade + Paulo Leminski + Pastor de Andrade + Ricardo Vieira Lima + Rosana Chrispim + Rúbia Querubim + Sady Bianhcin + Sebastião Nunes + Sérgio de Castro Pinto + Simone Bacelar + Silvana Guimarães + Tanussi Cardoso +Torquato Neto +  Wélcio de Toledo + Yara Fers + Zhô Bertholini + Vivane Mosé

* 

Fulinaíma MultiProjetos

22 99815-1268 - whatsapp

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Balbúrdia PoÉtica 7
Poesia Ali Na Mesa
Balburdiar : Eis O Verbo
Dia 23 – maio - 19:30
Santa Paciência Casa Criativa
Rua Barão de Miracema, 81
Campos dos Goytacazes-RJ

balburdiar eis o verbo
ver pra crer
:
difícil de falar
ótimo de fazer

amor
balbúrdia gozosa
jorrando poesia
enquanto goza

*

fazer balbúrdia
jogo de cartas
sem baralho
:
dá prazer
mas dá trabalho

Artur Gomes
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Itabapoana Pedra Pássaro Poema

Link para compra

https://www.editoralitteralux.com.br/loja/itabapoana


Balbúrdia PoÉtica 7

Poesia Ali Na Mesa

23 de maio - 19:30h

na Santa Paciência - Casa Criativa

Rua Barão de Miracema, 81

Campos dos Goytacazes-RJ

choveu pedra em São Francisco do Itabapoana se de gelo ou granizo inda nem sei só depois da apuração da comissão de inquérito instaurada por alguns moradores da localidade  do Macuco saberei.

                       Federico Baudelaire

*

cada qual com sua Natureza , pode ser garoa ou correnteza , é o tempo comandando a sua Fortaleza

                                       Zhô Bertholini  

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 Balbúrdia PoÉtica

Poesia Ali Na Mesa

Edição Especial

À Memória de Renato Aquino

Performance Teatro.Poesia

Roda de Conversa – lançamento do livro Itabapoana Pedra Pássaro Poema

Dia 13 de maio – 21h

Auditório Reginaldo Rangel

IFF Instituto Federal Fluminense

Campus Centro – Rua Dr. Siqueira, 273 – Campos dos Goytacazes-RJ

 

tempo de poesia

para Renata Magliano

 

lancei o tempo

na agulha de uma fresta

ainda bêbado de ontem

bebo as 35 pausas

de uma mulher em chamas

que ainda não conheço

o tempo me dirá o endereço

como metáfora ou alquimia

e sendo drama ou festa

tempo de poesia

                  é o que nos resta

 

Artur Gomes

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Realização: Coletivo Macunaíma de Cultura, Kino3, Congresso Brasileiro De Poesia, e Fulinaíma MultiProjetos

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domingo, 4 de maio de 2025

Borges - o labirinto das Artes

Poesia Ali Na Mesa

Na Balbúrdia 6

Dia 17 de maio 20h

– Usina4 – Casa das Artes –

Rua Geraldo de Abreu, 4 – Cabo Frio-RJ

 

pedra/marcada

 

tendo estado desa(r)mado

nas quebradas muito reggae

tenho andado muito são

maldição – o diabo que carregue

sexta feira fui a meg

leras cartas do tarô

no jogo de dados deu dez

no jogo de búzios deu doze

nas cartas do tarô foram sete

segunda leitura quatorze

não brinco com coisas secretas

no jogo das cartas sagradas

meg assim decifrou

o mito aqui não é grego

o deus aqui é xangô

afrodite me disse que não

vênus me disse quem sou

zeus me disse quem sabe

destino é carta marcada

na pedra do redentor

um dia você encontra

os olhos do seu amor

no alto do corcovado

ou na pedra do arpoador

 

    EuGênio Mallarmè

 

no livro Itabapoana Pedra Pássaro

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Borges - o labirinto das Artes- abertura da magistral multi exposição com a participação de 200 artistas brasileiros e argentinos nesta quinta-feira 8 de maio às 18h no no Consulado da Argentina, no Rio de Janeiro, nesse sagrado ano de 2025, onde exponho o poema Memorial dos Ossos do livro Juras Secretas de 2018.

memorial dos ossos

 

espora essa palavra amolada

dessas que cortam a carne

no primeiro toque

espora em meu sentido rock

não um mero truque ao pulsar da língua

que a tua pele lambe quando saliva aflora

espora em meu cavalo branco

o simbolismo aceso

todo dia é dia de São Jorge

Jorge Luis Borges num plural latino

escavar a terra em busca da palavra

quando nervo implora

espora temporal dos músculos

memorial dos ossos

nesse tempo bruto tudo quanto posso

 

Artur Gomes

Do livro Juras Secretas

Litteralux – 2018

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Balbúrdia PoÉtica

Edição Especial

uma viagem metafórica

por poéticas contemporâneas

“Poesia É Balbúrdia”

                      Ailton Krenak

Dia 6 de maio – 15:30h

No Colégio Estadual

XV de Novembro – Campos dos Goytacazes-RJ

 

tempo de poesia

para Renata Magliano

 

lancei o tempo

na agulha de uma fresta

ainda bêbado de ontem

bebo as 35 pausas

de uma mulher em chamas

que ainda não conheço

o tempo me dirá o endereço

como metáfora ou alquimia

e sendo drama ou festa

tempo de poesia

                  é o que nos resta

 

Artur Gomes

poema do livro Itabapoana Pedra Pássaro Poema

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        Coletivo Macunaíma De Cultura

Kino3 e Congresso Brasileiro De Poesia

Apresentam:

Balbúrdia PoÉtica

Edição especial

nesta terça 6 de maio 15:30

no Colégio 15 de Novembro

Campos dos Goytacazes-RJ

uma viagem metafórica por poéticas contemporâneas

Concepção & Direção: Artur Gomes

 

batismo de fogo

quando te encontrar
não sei o que irá
não sou de irará
nem irerê
mas imagino
o que possa acontecer
na confissão

não sou luiza possi
mas amei zizi
cantando
salgado maranhão

quando for imperatriz
será os sete pecados capitais

veja o que fiz

:
lancei os Búzios
e no jogo deu lília diniz

 

poema do livro Itabapoana Pedra

Pássaro Poema

link da Editora Litteralux para compra

https://www.editoralitteralux.com.br/loja/itabapoana 

Itabapoana Pedra Pássaro Poema

Depois de 14 anos morando em São Francisco e namorando Itabapoana nasceu a primeira  cria sobre essa pedra. Primeiro lançamento: Dia 17 de maio 20h na Usina4 Casa das Artes - Rua Geraldo de Abreu, 4 Cabo Frio-RJ - Balbúrdia PoÉtica 6 em comemoração a chegada dos 77 do querido grande amigo José Facury Heluy.

 

uma metáfora

não é apenas uma metáfora

quando a pedra é pássaro

 

meu corpo não trafega

nas tabacarias de lisboa

o poema pode ser

um beijo nessa pedra

antes que me fedra

            o poema voa

 

Artur Gomes

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quarta-feira, 30 de abril de 2025

Balbúrdia PoÉtica 6

                    Coletivo Macunaíma De Cultura

                                 apresenta:

Balbúrdia PoÉtica

Edição Especial

“Poesia é Balbúrdia”

         Ailton Krenack

 

com: Artur Gomes, Dalton Freire, Estefany Nogueira, Jonas Menezes e Paulo Victor Santanna

textos/poemas de: Ademir  Assunção, Artur Gomes, Clarice Lispector, César Augusto de Carvalho,  Marta Medeiros, Paulo Leminki, Torquato Neto e Viviane Mosé

concepção & direção: Artur Gomes  

 

no princípio era fábula depois veio o verbo logo depois a ficção e aí começou a invenção bem depois das sagaranagens antes fulinaimargens depois das fulinaimânicas atrás das fulinaímicas nem circo nem tarde de mímica apenas alguma paisagem na janela da viagem quando lia o lado b         me transmutando em alquimia

 

Artur Gomes

poema do livro

Itabapoana Pedra Pássaro Poema 


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               Balbúrida PoÉtica 6

Artur Gomes e José Facury

Dois Perdidos Em Seus Poemas Sujos

Poetas convidados: Jiddu Saldanha e Tanussi Cardoso

Roda de Samba com Clarêncio Rodrigues e  Digo da Conceição

Dia 17 maio – 20h

Usina4 – Casa das Artes

Rua Geraldo de Abreu, 4 – Cabo Frio-RJ

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Entre/Vistas Inquisição: Uma Outra

  Jura secreta 34 por que te amo e amor não tem pele nome ou sobrenome não adianta chamar que ele não vem quando se quer porque tem seus pró...