quinta-feira, 14 de setembro de 2023

OcupAção Poética

Nova antologia digital chegando, dessa vez, 17 poetas "A Caminho de Pasárgada", vamos desvendar esse paraíso...

Dia desses sairemos por aí filmando poesia até o amanhecer de um novo Dia 

 

Artur Gomes

www.fulinaimagens.blogspot.com



OcupAção Poética

Outubro Ou Nada

Palácio da Cultura - Campos dos Goytacazes-RJ

Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima

Teatro Multilinguagens

sábados das 14 às 16h

Palácio da Cultura – início 7 de outubro - inscrições no local

 Fulinaíma MultiProjetos

fulinaima@gmail.com

22 - 99815-1268 - whatsapp

leia mais no blog

https://fulinaimagens.blogspot.com/


dela tenho o nome


um nome
é muito mais que um nome
uma sílaba aberta
quando o sobrenome
é também feliz
semântica abstrata
ou muito mais concreta
quando além do corpo
muito além me diz
estando em mar de minas
fosse espírito santo
tiradentes barbacena
desventra entre montanhas
a fala no silêncio
desde que a mãe se foi
e nenhum deus te fala
o quanto o ser menina
em minha íris/retina
ecoa a voz que cala
por dez anos depois.

Artur Gomes

www.fulinaimargem.blogspot.com


são saruê 1

o vento nordeste
atiça meu ser cabra da peste
assumo o risco
sou diabo sou curisco
boto a peixeira na cinta
pra pular fogueira
em noites de São João
meu Xangô Xangô menino
viva o povo nordestino
nosso deus é Lampião


a coincidência mineira

deputados cínicos e fascistas 
travestidos de democratas
insuflados por escravocratas
como um mineiro das Neves
apalavrado por Bicudo
transformam dignidade
em uma lata de lixo
ao bel prazer: impunimente 
articulando um GOLPE
descaradamente
como se o Brasil fosse habitado 
exclusivamente por dementes
e não percebesse que a trama
no bastidor foi engendrada
pelo seu vice-presidente
com a idêntica traição
que esquartejou Tiradentes

Federika Lispector

Leia maisno blog

https://arturfulinaima.blogspot.com/


Artur Gomes - Os Tortos Tecem Considerações


fragmento do espetáculo Artur Gomes - 50 Anos de Poesia - realizado no Teatro de Bolso em Campos dos Goytacazes-RJ - nos dias

18, 19 e 25 de agosto de 2023 com imagens captadas por Welliton Rangel -

Fulinaíma MultiProjetos - contatos: fulinaima@gmail.com - 22 99815-1268 - whatsapp


vamos meu boi

vamos meu boi trabalhar

levanta boi

levanta boi camará

o meu boi é brasileir

ê meu boi que não tem teto

tenha calma boi aflito

que nós vamos comer o campos neto

https://www.youtube.com/watch?v=axtGkQb9yJc


Jura secreta 16

 para may pasquetti 

fosse esta menina Monalisa 
ou se não fosse apenas brisa 
diante da menina dos meus olhos 
com esse mar azul nos olhos teus 

não sei se MichelÂngelo 
Da Vinci Dalí ou Portinari

te anteviram 

no instante maior da criação 


pintura de um arquiteto grego 

quem sabe até filha de Zeus 

e eu Narciso amante dos espelhos 
procuro um espelho em minha face 
para ver se os teus olhos 
já estão dentro dos meus 


A traição das metáforas

para Juliana Stefani

 

dandara ainda mora

naquela beira  de estrada

com seu vestido amarelo

no rio grande do sul

mesmo que não esteja

ainda a vejo

atravessando a calçada

saindo do carro azul

abrindo o portão da casa

de 7 portas douradas

com mil  garrafas de vinho

psicografadas na sala

por algum poeta dos pampas

que escreveu por aquelas rampas

o que testemunhou nos vinhedos

quando italianos chegaram

nas serras de bento gonçalves



a língua escava entre os dentes 
a palavra nova 
fulinaimânica/sagarínica 
algumas vezes muito prosa 
outras vezes muito cínica 

tudo o que quero conhecer: 
a pele do teu nome 
a segunda pele o sobrenome 
no que posso no que quero 

a pele em flor a flor da pele 
a palavra dandi em corpo nua 
a língua em fogo a língua crua 
a língua nova a língua lua 

fulinaímica/sagaranagem 
palavra texto palavra imagem 
quando no céu da tua boca 
a língua viva se transmuta na viagem

Jura secreta 2 

não fosse esse punhal de prata 
mesmo se fosse e eu não quisesse 
o sangue sob o teu vestido 
o sal no fluxo sagrado 
sem qualquer segredo 

esse rio das ostras 
entre tuas pernas 
o beijo no instante trágico 
a língua sem que ninguém soubesse 
no silêncio como susto mágico 
e esse relógio sádico 
como um Marquês de Sade 

quando é primavera  

 

Artur Gomes

Juras Secretas

Editora Penalux – 2018

www.secretasjuras.blogspot.com

Fulinaíma MultiProjetos

fulinaima@gmail.com22 – 99815-1268 - whatsapp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rúbia Querubim - voragem

poema 10 meus caninos já foram místicos simbolistas sócio políticos sensuais eróticos mordendo alguma história agora estão famintos cravados...