PROBLEMÁTICA DA DIFICULDADE
está difícil. está muito difícil.
está mesmo muito difícil. es
tá realmente mesmo muito
difícil. não há dúvida que est
á realmente mesmo muito di
fícil.
está difícil. está muito difícil.
está muito mais difícil, está
mesmo muito mais difícil. es
tá realmente mesmo muito m
ais difícil. não há dúvida que
está realmente mesmo muito
mais difícil.
está difícil. está muito difícil.
está ainda mais difícil. está a
inda muito mais difícil. está
mesmo ainda muito mais dif
ícil. está realmente mesmo ai
nda muito mais difícil. não h
á dúvida que está realmente
mesmo ainda muito mais dif
ícil.
está difícil. está muito difícil.
está cada vez mais difícil. est
á cada vez ainda muito mais
difícil. está mesmo cada vez
ainda muito mais difícil. está
realmente mesmo cada vez a
inda muito mais difícil. não h
á dúvida que está realmente
mesmo cada vez ainda muito
mais difícil.
para quem julga que estou a e
xagerar, não digo apenas que
não há dúvida que está realme
nte mesmo cada vez ainda mu
ito mais difícil. nem que está d
ificílimo. está dificilíssimo !
Fernando Aguiar
Fernando Aguiar é o mais internacional
dos poetas portugueses da atualidade. Incluído em mais de 60 antologias em 16
países, 39 exposições individuais de poesia visual em 8 países e coletivas em
três dezenas de países. E intervenções em museus, festivais, bienais, galerias
e outros eventos artísticos e literários mundo a fora. Guardadas as diferenças
de tempo e contexto, ele encarna o que Manuel Pires de Almeida (1663) disse da
poesia ser a "pintura que fala, e à pintura, ser a poesia muda"...
Também Camões , nos Lusíadas canto 7 nos diz d´"A muda Poesia ali descreve"
referindo-se à Pintura. Mais enfático ainda foi Lope de Vega: "Bien es
verdad, que llaman la poesía/ Pintura, que habla, y llaman la Pintura/ Muda
Poesia, que exceder porfía." Isso "porque a imagem é como que um
outro gênero de escritura" ( eo quod imago sit ua si alterum scripturae
genus) disse Herrera de Garcilazo de la Vega. Fernando Aguiar faz a ponte entre
iconografia e poesia, pela visualidade, valendo-se da colagem, associando
imagens pictóricas e letrismo numa grafitagem de ateliê, quando ele não invade
o espaço cênico ou opta pelas instalações ao ar livre. É o que eu chamei, em
1962, de "arte verbal de vanguarda".
Antonio Miranda (Brasília, 3 de abril
de 2010)
Obs.: comecei a entrar em contato com
a obra de Fernando Aguiar, em 1983
quando criei o projeto Mostra Visual de
Poesia Brasileira, que apesar de
inicialmente querer focar a poesia contemporânea brasileira, as exposições
acabaram se tornando internacionais, tal o volume de Poesia Visual
Internacional que eu recebia a cada edição.
Estive com Fernando Aguiar em dois encontros no Brasil, um em Bento
Gonçalves-RS e outro em Belo Horizonte. E desde então este seu poema
Problemática da Dificuldade me acompanha.
Artur Gomes
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